Endocrinologia e Metabologia
A Endocrinologia é a especialidade médica responsável pelas doenças que envolvem os hormônios (substâncias químicas que regulam quase todas as funções do corpo).
A endocrinologia e metabologia busca integrar a endocrinologia clássica com a medicina funcional e o estilo de vida, com o objetivo de otimizar a saúde do indivíduo através de uma abordagem holística, centrada na prevenção de doenças antes que se manifestem.
Enquanto a endocrinologia apresenta um campo vasto no tratamento dos órgãos que produzem hormônios, a metabologia é a ciência que estuda o conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a formação.
Como resultado, a endocrinologia e metabologia se apoiam em pilares em busca de maior qualidade de vida.
A especialização existe há cerca de 200 anos. Os primeiros estudos envolvendo as glândulas e sua relação com o funcionamento do corpo datam do século XIX. Somente depois desse período é que surgiram as descobertas relacionadas aos hormônios e a ação deles no organismo. De fato, isso foi um grande avanço para a medicina moderna.
No Brasil, a endocrinologia passou a ganhar destaque a partir da década de 50, quando foi fundada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e em 1968 surgiu o título de especialista na área.
A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo.