A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 30Kg/m2. Se trata de uma doença crônica que evolui com um estado inflamatório constante aumentando o risco cardiovascular e metabólico do indivíduo.
Geralmente está associada com outras doenças que aumentam seu risco cardiovascular como Hipertensão arterial sistêmica, Diabete Mellitus tipo 2, Esteatose hepática, Dislipidemia, Síndrome da apneia obstrutiva do sono entre outras …
Sua causa é complexa e multifatorial, resultante do controle inapropriado do balanço energético. Assim, quando falamos de causa não podemos esquecer os diferentes fatores envolvidos:
Ambiental: hábitos familiares e populacionais como parte do aprendizado alimentar de novas gerações.
Social e cultural: alimentação como parte de costumes e rituais milenares, influenciando diretamente o apetite, a recompensa e o prazer ligados ao ato de comer.
Sistemas hormonais (central e periférico): determinantes na homeostase do complexo sistema fisiológico energético, controlando fome e saciedade.
Genético.
Devido a característica multifatorial o tratamento é sempre complexo e costuma envolver especialistas de diversas áreas.